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CFMRC - Centro de Formação, Mediação e Resolução de Conflitos

Por que o conflito no trabalho precisa ser abordado e resolvido o mais rápido possível

Quanto mais rápido agir os mediadores dentro de uma organização empresarial, menos desgastes emocional, mais valorização do capital humano, muito mais rentabilidade financeira para a empresa.

Por Junior Nardes dia em Artigos

Por que o conflito no trabalho precisa ser abordado e resolvido o mais rápido possível
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 "Independentemente do tamanho, não importa quantas pessoas trabalham na sua equipe. Independentemente de quantos turnos eles rodam, o conflito no trabalho não desaparecerá por conta própria. O conflito no local de trabalho pode até ser ocultado, mas não é esquecido.

Então, por que as pessoas esperam até cinco ou mais anos antes de trazer aqueles diretamente envolvidos num conflito para uma conversa? Isso é principalmente tudo o que é necessário - uma conversa bem gerida. Conflito de um dia, conflito de doze meses e conflito de cinco anos ou mais - todos eles conseguem um bom "acordo" ou a sua total dissolução através da mediação. Na maioria das vezes, eles acabarão com um aperto de mão.

 Fazer com que os participantes em uma mediação possam falar com facilidade pode ser mais lento que o comum. Qualquer confiança que eles já tiveram não está mais lá, então, demora um pouco para recomeçar a confiar em seu colega. Uma vez que eles começam a ter a sensação de que podem, o mediador do local de trabalho notará que os participantes se tornarão mais à vontade com o processo.

O que você pode fazer hoje?

 Se você tem membros da sua equipe que não estão recebendo os feedback, devido a um conflito, independentemente de quando começou, reuni-los para conversar através de um processo estruturado pode ajudar. Fale com eles um a um e siga este esboço:

  1. Lembre-os das suas expectativas e dos negócios que não estão seguindo.
  2. Faça com que considerem o impacto que esse conflito (em andamento) está ocorrendo em outros membros da equipe.
  3. Descobra quando e como começou a dar errado (ou seja, obter detalhes sobre o conflito original).
  4. Pergunte a cada um como eles pensam que poderia ser resolvido.
  5. Flutuar a idéia de que eles se juntem para falar sobre os problemas. Eles poderiam fazer isso por conta própria ou eles gostariam de uma terceira pessoa para ajudá-los?


 Este último ponto também pode refletir a política de sua empresa para gerenciar conflitos. Muitas políticas nos dias de hoje terão mediação geralmente muito tarde no processo, mas essa é outra postagem.

 Se você tem um colega que pode administrar de forma independente um processo de mediação imparcial, ótimo!. Senão, você precisa fornecer um mediador externo para fazê-lo. Obter alguém com experiência para administrar uma mediação para seus funcionários irá beneficiar, e muito, você e sua empresa.

E é por isso que o conflito no trabalho, independentemente de quanto tempo está acontecendo, precisa ser abordado."

Inspirado em site doylesolutions.com.au

 

 

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